• Título

    Tudo que aconteceu em nossas visitas dominicais

  • Título

    Um dedo de prosa sobre nossa história

  • Título

    Galeria dos Doutores mais bonitos do Brasil

  • Título

    Divulgação, contato e apoio

quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

Visita do dia 25.02.2017

Olá, tudo bem? Estamos de volta com mais "causos" que os Andarilhos do Riso encontram nas semanais visitas ao IC-DF!

Antes de mais nada, preciso registrar a ilustre presença, neste domingo, da dupla de Doutores "Tchum". Para quem não entendeu, é a duplinha formada pelo Tchan e a Pum (entendeu, entendeu?). E junto a eles, estiveram as doutoras Rosa Marie e Siri e eu, Dr. Juquinha, que escrevo este breve relato.

Se há uma palavra que descreve especialmente este domingo, eu diria que é solidariedade. Solidariedade que encontramos na família do Sr. Valmir, cuja família, além de alegra-lo imensamente, conversava com outros pacientes que eventualmente estivessem sozinhos na UTI. 

A atitude da esposa do Sr. Elvis, que também estava na Cirúrgica, é outro belo exemplo de solidariedade: ela trabalha com educação especial e utiliza métodos de comunicação que são simples, mas que não estamos acostumados. Por exemplo: ela utiliza uma transparência com figuras e frases do tipo "estou com sede", "estou com calor/frio" etc. Quando o Elvis quer se comunicar, a pessoa se posiciona de frente para ele e, apontando com os olhos (canto superior direito, esquerdo etc), o Elvis indica qual a frase ou sentimento quer expressar. Muito legal, não acham?
Mas onde está a solidariedade nisso? Pois é, além de ter deixado essa genial ideia para a equipe do IC, quando o Elvis se restabelecer por completo, ela vai deixar esse material com o pessoal da UTI para que eles possam utiliza-lo com os demais pacientes. Show né?

Enfim, depois de atendermos 9 pacientes, tanto na UTI Cirúrgica, como na Pediátrica e na Coronariana e 57 na Enfermaria, conseguimos recordar, também, outros causos como a Dra Siri realizando o sonho do Sr. Manuel, que era dançar um forrózinho lá na hora, e a história da Dona Maria, que come tudo que o marido pode dar. Mas a solidariedade da família do Sr. Valmir e do Sr. Elvis, sinceramente, foram as mais marcantes.

Forte abraço para vocês e continue ligado nos Andarilhos do Riso, pois, domingo que vem, tem mais! 

Um comentário :

  1. Nosaaaaaaaaaaaa !!Que lindo voces ter mencionado a FAMÍLIA do VALMIR, o meu coração bateu forte quando li .
    PARABÉNS !!!a todos vcs as dras.Rosa Marie e Siri e o Dr. Juquinha ,olha sei que todos vcs tem uma Familia em casa mas mesmo assim vcs se esforça ,dedica se doe para estar levando um sorriso para cada paciente e familiares q se encontra, NÃO ha nada que se paga a dedicação o carinho e o esforço de cada um de vcs !!Parabéns !
    deixo o meu Carinho e um FORTE Abraço.
    IVANILDE/ JOAQUIM.

    ResponderExcluir